L A G O S

+
...................................Quero dizer-te quanto amei esta cidade
............................habitada por sóis brandos, ervas e gaivotas
............................que encontram a mesma sedução pelo mar,
............................colinas que sabem o puro fascínio das ilhas.

............................Quero dizer-te quanto amei os seus lugares
............................primitivos, as gentes que se abandonavam
............................aos caprichos do vento, ao fulgor das ondas,
............................tecendo imagens na imaginação das fragas.

............................Quero dizer-te quanto amei o sal e o salitre
............................das tardes longe, da minha infância ardente
............................e quanto relembro os barcos saindo a barra,
............................onde eu embarcava, para sempre regressar.


Lagos não é só uma das mais belas cidades do Algarve, como uma das mais antigas. Passou de simples lugar a aldeia, em 1253, pelo bispo de Silves Frei D. Roberto; a vila, em 1361, pelo rei D. Pedro I; e a cidade, em 1573, pelo rei D. Sebastião.
Sobre a elevação a cidade, transcrevo o que disse, em 1577, frei João de S. José, na sua crónica do reino do Algarve: "O ano de 1573, do Senhor El -Rei D. Sebastião, o primeiro deste nome foi a visitar este Reyno do Algarve e, por ser a primeira vez que nele entrava, todas as cidades e vilas determinaram de o festejar e, cada uma por si, lhe fazer solene recolhimento. Os lacobrigenses, que eram os primeiros, por entrar El-Rei pelo Cabo de S. Vicente, onde foi por mar, se armaram todos e com suas enxaravias e albernozes em cima, à maneira de mouros, de pé e a cavalo, fizeram um fermoso exército e, antes que El-Rei entrasse, puseram-se todos em emboscada, em certo lugar, donde saíram ao encontro, com as suas bandeiras despregadas e, postos em ordem de peleja, cercaram-no e prenderam-no com grandes alaridos, como os mouros costumam; do que El-Rei motrou muito gosto e, entrando em terra e vendo a grande povoação e gente lustrosa e abastada, fê-la cidade e concedeu-lhe alguns privilégios para mais se enobrecer, de que todos ficaram felizes"
Em relação ainda à sua antiguidade, ouso também reproduzir Mário Cardo, na sua obra "Lagos-cidade – subsídios para uma monografia", de 1998: " ... no antigo reino do Algarve, que no idioma arábico quer dizer poente (...) tem duas comarcas, que são a de Lagos e a de Tavira... " e "na latitude de 37º 10’ e na longitude de 12º e 6’, em huma bahia, língua de oceano que costea o Algarve, tem seu assento a cidade de Lagos, fundada por El-Rei Brigo, impondo-se o nome de Lacóbriga, que significa lago, 1897 annos antes da vinda de Christo... "
+
Poema de Vieira Calado em "Lagos Ontem", 2ª ed. da Cãmara Municipal de Lagos.
Notas históricas e toponímicas de José Paula Borba, no mesmo livro.

Comentários

Anónimo disse…
Não sei se é possível amar assim uma cidade onde se não nasceu - antes se renasceu - e onde se vive apenas há 13 anos, mas penso compreender plenamente o que dizes!
Tareca disse…
Quero dizer-te ... quanto amo essa cidade.

PS: comprei uns poemas do Mestre Vieira Calado (e de mais 4 companheiros). Obrigada
vieira calado disse…
Tareca: esses 4 companheiros sâo O Cristiano Cerol, o Santa Rita (arq. da Câmara) e a Dona Liliete Cardeira.O livro foi publicado pelo Grupo de Amigos de Lagos e, este ano deve sair um outro, com outros autores.
Beijinhos.
AB disse…
Que lindo poema! Que lindo lugar! Me encantaria conhecer!!!
Dad disse…
Que lindo!

Bom fim de semana!

Beijinho,
Isabel disse…
Sou também uma amante de Lagos e também uma amante das palavras.
Tenho hoje 40 anos e vou para Lagos desde que nasci, tudo nessa terra tem história para mim.
Vi-a primeiro com a ajuda dos meus paise gostei muito, depois comecei a vê-la por mim e apixonei-me, mais tarde eu e o meu irmão formamos em Lagos um pacto de união eterna e eternamente fiquei presa a essa terra.
O meu grande amigo pintor Artur Real Bordalo mostro-me as cores e as linhas de lagos vista pelos olhos de um artista e para sempre guardarei as imagens e os recantos que ele pintou e antes me deu a conhecer.
É bom agora ver Lagos aqui pelos olhos de quem escreve essa terra soltando amor entre as palavras.

Também amo Lagos

Isabel

Que belo poema, à terra amada!
Sei muito bem, desses amores!

Um beijo,
da Lúcia

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo