ALGARVE ONTEM #2

...........Dizem do modesto ramo de oliveira a paz
...........e dizem-nos do seu ditoso fruto a luz
.......... que iluminou as noites de reflexão dos gregos.

...........Só por isto eu teria de louvar o puro azeite,
...........este lugar eleito, este lagar de azeite
...........onde a prensa arrebatava a flor dos fluídos
...........que dão perfil e força às veias da memória.

...........Também nos dizem do primado do seu reino
...........de enfrentar o frio, a decrepitude, os rudes sóis
...........e nos proteger do estertor fatal da morte
...........graças à excelência dos seus ómega colestróis.

...........Mas mais que tudo pelo paladar, o gosto antigo
...........no bacalhau e noutros pratos celebrados,
...........na sardinha em lata como era nesse tempo,
...........na caldeirada, nas cavalas, nos charros alimados.

.......................em ALGARVE ONTEM (em preparação)

Comentários

Anónimo disse…
Mto bom conhecer Portugal por meio de suas palavras,,, e que bom saber essa conexão literária...

Abraços transatlânticos e novas invenções!
Grato, Vieira, por sua visita ao Árvore dos Poemas.

Do lado de cá, somos pacificos como vocês. É muito bom poder, hoje; atavessar o atlantico com um "click", apenas um puxãozinho na orelha de um rato (mouse) - rsrs.

Já pensou? Mas é isso, simples assim! Já estamos a navegar nas águas do futuro. Acho que Cabral e os antigos navegadores não imaginariam isso... "Um puxãozinho na orelha de um rato e vamos ao Brasil ou a qualquer canto do globo e sabe-se mais a onde não é? - Eu? Não duvido de mais nada nesse mundão.

Montanhoso
~^^ ~^ ~^ ~Abraço~^^ ~^^ ~~ ^^ ~ das Minas.

P.E. Já conhece o projeto PÃO & POESIA? Acesse www.paopoesia.blogspot.com - seria muito bom contar com sua participação.
Parabéns por tão.... delicioso texto poético!
A.Tapadinhas disse…
Entrei recentemente no mundo dos blogs. Estou a contactar bloggers com quem julgo ter algumas afinidades. Parabéns, gostei do que vi e li!
A.Tapadinhas disse…
Estranho! Tenho uma história (O velho que fazia cestos), em que a heroína é uma cadela rafeira e agora outra estrelada por King, um Serra da Estrela. E qual não é o meu espanto quando leio um pouco da história de "MERDOCK", um nobre rafeiro... "Cães como nós"
Abraço
Dad disse…
Ol� queridos amigos!

Que saudades cada vez que vos leio por aqui...

Charros alimados! Que bom!

Grande abra�o para todos,
DE-PROPOSITO disse…
O azeite. Dizem que iluminava a mesa dos pobres. Mas só um pequenino fio. Dizem que ser pobre, era uma virtude. Só me admiro é que houvesse quem quisesse ser rico. E ter escravos. E ser dono da vontade dos outros.
Um abraço.
Manuel
Dad disse…
É sempre um retorno às origens passar por aqui.

Obrigada pelo comentário no meu blog das "pinturas".

Tenho que ver se faço uma outra exposição na minha terra.

Um beijinho e um óptimo descanso nestes dias ainda solarengos, entre o verão e o inverno.
hora tardia disse…
não é não...:)))))


_______________


beijo.


re.grata.
:)
hora tardia disse…
só queria dizer que Não era a primeira vez que passava no Hora Tardia...

:)


beijos.
astrid disse…
hum que delícia!
Só de ler já se vai provando.
Portanto, poema com sabor e aroma que eu tão bem conheço

bom fim se semana
ॐ Hanah ॐ disse…
Por onde ando há belezas indiziveis...

São sementes que espalhas por terras inteiras...

um beijo
amigo das estrelas
Alda Inácio disse…
Amigo, estou percorrendo os blogs participantes da campanha contra a miséria, pedindo voto para o nome do blog Universal. Fico aguardando a sua escolha, se puder ser um único nome, poderia deixá-lo no meu blog ou da Silêncio Culpado.Abraço grande.Voltarei para ver com calma seu blog.
1- "GRITO NO SILÊNCIO"
2 - "VOZ DE UM POVO"
3 -"ECOS SENTIDOS"
4 -"CONTRA POBREZA: MARCHAR...MARCHAR !"
5 -"MARCHA DOS DESCAMISADOS"
6 - "NADA QUEREMOS VOSSO"
7 - "OUçAM"
8 - "PALAVRAS EM ARMAS"
9 - "S.O.S MISÉRIA"
10-"FOME NUNCA MAIS"
11 - "VOZ DO SILÊNCIO"
12 - "GRITO DAS VOZES CALADAS"

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo