UNIVERSIDADE DE LAGOS

nem mestre/nem aluno

INFANTE D. HENRIQUE ROUBADO

NOS SEUS EMPREENDIMENTOS EM LAGOS

POR EMPRESÁRIOS DO ILÍCITO

 TESE DE MESTRADO

 Não consta dos registos históricos mas pode-se imaginar que devem ter sido muitos os casos de empresários vindos reclamar a D. Henrique a restituição do dinheiro que tiveram desembolsado na aquisição de escravos, que depois fugiram.

 

Como tal assim poderia ter acontecido, se tivermos em conta a panóplia de artefactos de segurança de que era portadora essa mão de obra?

Hipótese que pode ser posta em consideração, com grandes doses de probabilidade, era que não fosse uma fuga outrossim um roubo.

 Concertado até por empresários associados que já nesse tempo, ou de todos os tempos, paralelamente à licitude, manobravam a ilicitude.

 Simulavam a fuga recebiam uma indemnização compensatória e voltavam a pôr à venda a mão de obra.

 Só assim encontraremos uma resposta à pertinente e evidente questão:

 Como seria possível com tantos apetrechos nas pernas nos braços no pescoço, e não primando pela inteligência, fugirem?

 

Se fôra mesmo a intenção obstar à fuga, teria bastado um objecto menos dispendioso e de eficácia já comprovada nos prestimosos e fascinantes bovídeos dóceis e colaborantes da civilização dos seres de duas pernas: o chocalho.

 

2ªfeira         eremitas      eremitérios    alucinações 

SERVIDÕES E SERVIDÃO


Fortaleza de Sagres “Trovas na Areia”

“Trovas na Areia”, um espetáculo de simbiose entre o canto lírico, a música e a ilustração em areia em tempo real é o próximo projeto do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM, a ter lugar no dia 31 de julho, pelas 18h00, no auditório da Fortaleza de Sagres, um projeto da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve.

.“Trovas na Areia” apresenta Cristiana Silva, no piano, Francisco Brazão, no canto lírico e na direção musical, e Pilar Puyana, artista de areia.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do seguinte formulário: https://forms.gle/Ku3kHuBsiuhdTFd19

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo