COMANDANTE DEODATO  

 




COM QUE GEOESTRATÉGIA
A GEOESTRATÉGIA DE RICARDO SALGADO
COLIDIU

Basta haver interesses envolvendo países de três continentes (pelo que estava à vista, não sabemos se haveria mais) para se poder falar em geoestratégia.

Portugal tinha nessa altura relações com três países que até há pouco eram considerados os novos países emergentes, Brasil Venezuela Angola.

Com um homem cognominado como Dono Disto Tudo comandando a máquina financeira e com quem não se ousaria outra coisa senão assentir, não vamos imaginar que seria um político Sócrates a movimentar as peças.

Unia esse trio um produto já referenciado como muito perigoso para o país que tem a infelicidade de nele ser descoberto. O petróleo.

Agora no acto derradeiro do breve sonho, o último dos sobreviventes, quer movimentar os petrodólares que tem em contas em Inglaterra e Estados Unidos e não lhe foi permitido.

De quem é o dinheiro, de quem é o petróleo.

Militares que andaram na província ultramarina de Angola relatavam quando se cruzavam com os pesquisadores americanos, que estes respondiam invariavelmente que não havia nada e tapavam os furos.

Deixaram-nos cair, ajudaram no aniquilamento de Savimbi, e quando as estruturas do país estavam de rastos apareceu então o petróleo e foi muito fácil negociar.

Com políticos tarefeiros que trabalham em lugares decisórios, e que para a sede são encaminhados quando acabaram as tarefas, não será de espantar que um dia haja petróleo ao largo de Aljezur, com os votantes convencidos que são um país rico e que vem aí a riqueza pessoal.

E a pergunta é: contra que poderosa geoestratégia embateu Ricardo Salgado.


5ª feira    eremitas eremitérios alucinações      Misantropia e Anarquismo 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo