Batalha de La Lys





A madrugada de 9 de Abril de 1918 despertou violenta na Flandres, onde as tropas portuguesas foram esmagadas por uma força alemã muito superior. A batalha de La Lys ficou marcada pela perda de milhares de homens entre mortos, feridos e prisioneiros.
Os alemães chamaram-lhe operação Georgete e o objetivo era romper as linhas aliadas, separar as forças britânicas das francesas e forçar uma mudança estratégica na frente ocidental.
Na madrugada de 9 de Abril de 1918, oito divisões alemãs, com cerca de 100 mil homens e mais de mil peças de artilharia, avançaram sobre os 11 quilómetros onde estavam as forças portuguesas, constituídas por duas divisões e cerca de 20 mil homens.
As forças portuguesas foram trucidadas, mas resistiram tempo suficiente para permitir aos aliados reforçar a e suster a ofensiva.
Os portugueses perderam praticamente metade das suas forças, e ficaram reduzidas a pouco mais de uma divisão tendo registado cerca de 1300 mortos, 4600 feridos, 2000 desaparecidos e mais de sete mil prisioneiros.
- See more at: http://ensina.rtp.pt/artigo/batalha-de-la-lys-documentario/#sthash.nKHLCx3k.dpuf

Comentários

vieira calado disse…
Teria eu os meus seis ou sete anos, conheci um homem, já velhote,
o senhor Leal,
que esteve nessa batalha e foi feito prisioneiro. Contou-me que os alemães só lhes davam peles de batata, para comer. E foi uma sorte... Se lhes dessem só a parte interior, não teria escapado nenhum!
Na pele da batata é que estão os principais nutrientes e as vitaminas... mas nesse tempo, nada disto se sabia...
Adoro sua obra, seu legado
e sempre venho aqui pra me encantar.
Bjins
CatiahoAlc/ReflexodAlma

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo