GRANDE COMETA NO CÉU!





O cometa Ison já é visível, à vista desarmada. Neste momento desloca-se a mais de 80 quilómetros/segundo e chegará ao ponto mais próximo do Sol, no dia 28. Quase entrará pela atmosfera da estrela. Esperam-no temperaturas de milhares de graus e enormes efeito de maré, provocados pela colossal força gravítica do nosso astro-rei. Para nós, poderá ser um espectáculo inesquecível.

-
Pode ver o que se está a passar abrindo o link:
 ,
 .
Há várias opções que pode explorar.
Experimente, que é interessantíssimo.
Por exemplo, se adicionar as posições de Mercúrio e Saturno, verá que todos eles se encontram próximos. Assim, é mais fácil encontrá-lo no céu, ao amanhecer, onde nasce o Sol. Ou clicar no quadrado amarelo, para aumentar ou reduzir.
.

Entretanto, relembremos a postagem de Setembro de 2013, no meu blog de astronomia.


3 Cenários para o cometa ISON


Há quase um ano que o cometa Ison (C/2012 S1) foi descoberto.
Ele vem da Nuvem de Oort e deve ter sido de lá ejectado, há uns dez mil anos. Tem, provavelmente, uns meros 5 quilómetros de diâmetro.
A 28 de Novembro de 2013 passará no periélio - a menor distância, em relação ao Sol (a menos de 2 milhões de Kms!). O que acontecer nesse dia, ditará a sua sorte.
..
3 cenários são possíveis:
.
1 – Literalmente evapora, devido ao enorme calor solar.
2 – Parte-se aos bocados e isso poderá ser observado, desde a Terra.
3 – Sobrevive ao calor e à fortíssima atracção solar e será visto da Terra (particularmente no Hemisfério Norte), como um dos maiores do milénio. E até durante o dia, com brilho idêntico à Lua!
A não perder!
.
 Créditos: @2013 TheSkyLive.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo