visita ao farol



Ontem era quarta-feira e eu não podia falhar.
E nem o dia escaldante impediram que fosse.
Quatro e pouco e a gente pespegadas a ver como podíamos fazer uma visita ao Farol da Ponta da Piedade.

O Fernando, homem sabedor da arte de tratar bem o que está deteriorado, e simpático, levou-nos num périplo a que não faltou chamar a atenção para a torre que lá está, ao ladinho do farol, segundo eu, desfeando...
Ele mora lá com a mulher e dois filhos, e eu não tinha dado por isso.
Nem tinha dado que o farol estava agora cuidado. O farol e os arredores. O que a gente não sabe da cidade em que vive!
O "nosso farol" acarinhado pelo Fernando.

Não digo mais que sei pouco, mas aconselho a irem visitar a pequena mas elucidativa exposição e algum espólio e subir aquela escadinha em caracol e a outra quase vertical que dá acesso ao farol propriamente dito e de onde a paisagem quase nos sufoca de tão majestosamente bonita.
Estivesse um dia sem neblina e seria ainda mais lindo, creio que o Fernando ainda quis dizer isso, mas não disse e ele disse tanto, que aquela meia hora passou num instante e foi como uma tarde inteira.
Obrigada, Fernando, muito obrigada!




Comentários

francisco disse…
Ora valeu bem a pena, essa pequena visita, não valeu? O Farol possui algo mais do que a sua função e a sua presença na paisagem, integra também aquele imaginário de encantamento em que colocamos algumas, poucas, coisas da vida.
Sobre o Sr. Fernando Coelho, a sua dedicação extrema, o carinho e a atenção que dedica a todos os pormenores daquele local (que não é só o farol e as instalações) deixa-me esperançoso de que existam muitos mais como ele na Direcção de Faróis e na Marinha Portuguesa.
Foi uma das mais gratificantes exposições foto-documentais que coordenei; embora modesta, assinalou condignamente o centenário do Farol da Ponta da Piedade.
Maria de Fátima disse…
que ele não fique melindrado por eu ter tirado o senhor (o apelido eu esqueci-me de imediato, mas Fernando foi um meu apaixonado de adolescente...)mas foi tão pessoal a visita que nem me lembrei senão que ele tinha sido excepcional
obrigada Sr. Fernando Coelho
Anónimo disse…
Magnifico o trabalho deste modesto faroleiro.Mais faz quem quer do que quem pode ,já dizia o velho ditado.Que o seu gosto e empenho pela profissão que tem nunca deixem de existir.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo