Nem sempre os comboios foram cinzentos



Tinha-me esquecido que  em tempos comprei uma Cannon em 2ª mão. Manual. Com "rodinhas" para a luz e para a focagem (fotómetro?)... O básico do funcionamento, ensinou-me o Miguel Veloso. Para começar a fotografar, o Zé Rijo deu-me uns metros de "filme", que habitualmente comprava em caixas grandes.  Foi com ele que revelei as minhas 1ªs imagens, a preto e branco, na "câmara escura"(antigo galinheiro...) improvisada na varanda , onde de vez em quando, nos visitava a galinha de estimação do Luiz Pacheco.
Esta foto deve corresponder ao meu 1º rolo a cores. Parece que me estou a ver a ajustar as "rodinhas" todas, para me centrar no mar.... Não fosse o comboio chegar!Chegar devagar por causa da tempestade, e tinha ficado desfocado...
Virei a fotografia. Não sei onde foi revelada. Mas tem pela minha mão a data: 12-01-1980.


Há 30 anos, isto era o que eu via da varanda da casa.

Comentários

Fátima Santos disse…
conta lá a história da galinha e do seu dono e deixa os combóios que agora os há azuis e amarelos
francisco disse…
E aquele céu pardacento que tantas vezes fotografei - que a luz do Algarve não se entrega, assim, facilmente, à indiscrição das máquinas fotográficas. E tem um disco voador no céu, e tudo. Confere. nesta época havia muitos.
Belo registo, pá.
Mena G disse…
SE fosse tirada agora, diriam que era um ORB...
:)
deodato inácio dos santos disse…
IDA

Agora passo o tempo remoendo a memória que fui construindo desde antes de abrir os olhos.Na meia-idade contemplava o que já tinha e procurava adivinhar e condicionar o que viria. Antes de ser este que foi acumulando memória vivia sem ela,no pré-bigbang.

E VOLTA

Este meio não permite que se veja para a frente apenas se pode observar o espaço e o tempo que se vão formando para trás.Pela janela traseira da última carruagem.
Tunes é um lugar mágico de desviações ferroviárias. Dali saiu quem fundou Tunes, capital da Tunísia, tudo apontando para que tenha sido um sindicalizado ferroviário, logicamente um agulheiro.
É seguindo o Ramal de Lagos que se chega à baía do mesmo nome.
A cortina de nuvens e de humidade o anoitecer que agora chega mais cedo a intransigência e a discriminação do meu olhar selectivo, só deixam ver as imagens originais das ondas e do areal.
E assim com os dois pés no cais de embarque e desembarque fico hesitante na incerteza de para qual dos lados desviei.
Naturalmente e alternadamente para ambos.

Deodato Inácio dos Santos
8/9/10-1-10 do calendário cristão

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo