Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2009

E agora, com a Lara Croft aqui ao lado?!

Vídeo da TVI Angelina Jolie quer mudar-se para Lagos Para ler a noticia clicar aqui No original, no site "showbiz spy" e em ianundercover.com lê-se: “She loves Portugal and wants to raise her kids there,” an insider said. “She’s looking in a quaint village called Lagos. She wants to move there ASAP.” Terá isto algo a ver com o projecto da cidade cinematografia Picture Portugal , a construir ali para os lados de autódromo? Como pode ser lido em: Região Sul . Ou Será, a "curva do autódromo" a dar frutos?

à esteva

Imagem

à Mena

Imagem
Fiquei em dívida com a Mena, desde um dia de Abril, por isso deixo aqui a flor! “Que temos nós a ver com isso?” dirão vocês, ao que eu respondo: “este ano também ninguém se lembrou das estevas!” :)

A LICENÇA DE ISQUEIRO

Imagem
(frente e verso) Até 1969, vigorou em Portugal uma lei que obrigava a ter licença, para qualquer acendedor ou isqueiro. Mesmo a " perderneira ", um acendedor artesanal (constituído por uma pedra de quartzo, um ferro e um bugalho), usada principalmente por camponeses, estava sujeita a esta lei e respectiva multa, em caso de omissão. Tratava-se duma lei que apenas tinha a intenção de proteger as Fosforeiras. Pouca gente tirava essa famigerada licença. Mas havia os zelosos servidores do Estado Novo, que sempre faziam questão de cumprir as determinações estatais, por mais obsoletas ou caricatas que fossem. O exemplar aqui produzido pertenceu a um desses cidadãos de Lagos. O respectivo nome e endereço foram rasurados.

As Maias

Imagem
A origem da tradição das Maias perde-se no tempo. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de Maio. Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola, José Leite de Vasconcelos refere o costume português das Maias como a mais antiga manifestação desta florida festa naturalística. Com o advento do Cristianismo atribuiu-se a este velho ritual pagão um carácter religioso. A lenda alusiva a esta tradição, que com mais frequência se ouve, reza assim: Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrav