COMANDANTE DEODATO

DIPLOMACIA E GEOESTRATÉGIA

Um jovem cadete pede-me que sintetize num só os dois conceitos

Aqui está numa só frase:
A sobrevivência de um estado-nação sem poder militar, obriga a aceitar o manto protector que lhe é imposto pelas forças prevalecentes enquanto (nunca se sabe como as coisas correrão) deixa muito discretos sinais às forças concorrentes.

Já que pressinto em si a chama idealista peço-lhe que repare no seguinte: hoje em dia raro são os estado-nação que resistem a concentrações financeiras com orçamentos para moldar o mundo a seu bel-prazer.

Por isso tenha consciência que não é pela sua pátria que vai de arma na mão.
Tal como o ingénuo eleitor que de boletim de voto na mão imagina que vai eleger políticos para prestar serviço ao seu país, cujo nome só ainda existe por comodidade da refinada geoestratégia financeira.


5ªfeira  POÇAS DE THEATRO descalce os sapatos  O BEIJINHO


Está publicado o número de 2018 da revista A Ideia, um número triplo, com 320 páginas, capa de Cruzeiro Seixas e um suplemento de 16 pp.,com uma tradução inédita dum texto de Platão da autoria de Agostinho da Silva, um dos autores evocados neste número, a par do Maio de 68, do Grupo Surrealista de Madrid e das relações epistolares de Mário Cesariny com o Grupo Surrealista de Paris. O conjunto será apresentado no Museu do Aljube na tarde de 26 de Janeiro.

Encomendar para  António Franco       acvcf@uevora.pt>  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo