UNIVERSIDADE DE LAGOS
     nem mestre nem aluno


         LABORATÓRIO DE HISTÓRIA
                         
          TRÊS UNIVERSIDADES EM LAGOS
                      
                                                   A PRIMEIRA INFLUENCIOU O MUNDO
Situava-se na Ribeira, antes da construção do Cais dos Ingleses, local que era movimentado palco da vida local e aí se aplicaram saberes de navegação conhecidos de mestres e pescadores que se aventuravam até ao Mediterrâneo e Norte de África e depois mais longe.    
JESUS RAIMUNDO aqui desenhado por A.José Tempera Nobre em livro
editado em 2003 por Grupo Amigos de Lagos em contrato-programa com a
Câmara Municipal de Lagos.
Nessa obra assinada por A.M.Cristiano Cerol, que gentilmente disponibilizou
a imagem, poderá ficar a conhecer mais dados biográficos            

UNIVERSIDADE    DA RIBEIRA

A segunda foi no mesmo local ( já com o Cais dos Ingleses, destinado ao abastecimento da armada que dominava o Mediterrâneo) e   assim se chamou por aí trabalhar o seu criador Jesus Raimundo, funcionário da lota. Tinha estudos liceais e educação, lia o jornal República e arengava de pé no Café Portugal ou ao acaso da rua. Virava as costas dava alguns passos como quem dissera algo de lapidar, mas de imediato voltava atrás para acrescentar o que julgava ser ainda mais trabalhado.

                  NA TRADIÇÃO DE UNIVERSIDADE DE RUA

A actual segue a mesma linha aristotélica de transmissão peripatética da procura da sabedoria, e situa-se não já na Ribeira de Lagos, mas na Ribeira da Internet. Continua como as duas anteriores a não fazer parelha com tudo o que seja realidade cultivada nos escritórios dos arranha-céus. Leva a cabo, no seu laboratório de engenharia, estudos para o desmantelamento do cais dos ingleses. (penso no  anónimo, que numa escala de navios ingleses, era eu pouco mais que criança, gritou para os marinheiros come back daqui para fora (quem seria ele? que visão seria a sua?).

olhar para as coisas como se não tivesse que ser inevitável a marca constante da obra humana.

a marca histórica falazmente demonstradora de uma continuidade evolutiva é a tentativa histérica e ineficaz de auto-convencimento da auto-perpetuação da civilização humana.

2ª feira próxima  POÇAS de THEATRO molhe os pés

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo