Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2013

AS NOITES E OS DIAS

Imagem
FOI APRESENTADO NA FEIRA DO LIVRO DE LAGOS,  O MEU 24ª LIVRO DE POESIA, " AS NOITES E OS DIAS ". Eis um poema do livro: . 3 – Quero dizer  - Quero dizer o que nunca disse porque o que eu digo hoje nunca disse nem numa pausa a mais ou a menos, uma entoação, a altura da voz ou o timbre. . Porque há sempre qualquer coisa nunca dita que apenas é expressa em formas que antecipam o silêncio timbres que acendem o sono  . entoações que escondem o sonho.  . Mas com dizê-lo sem perturbar a tranquilidade, por nunca tê-lo dito?

eremitas eremitérios alucinações

alucinações contrariamente a uma generalizada ideia, com as pedras e as plantas não é mais fácil: a única vantagem é que se falam não se compreende o que dizem.

visita ao farol

Imagem
Ontem era quarta-feira e eu não podia falhar. E nem o dia escaldante impediram que fosse. Quatro e pouco e a gente pespegadas a ver como podíamos fazer uma visita ao Farol da Ponta da Piedade. O Fernando, homem sabedor da arte de tratar bem o que está deteriorado, e simpático, levou-nos num périplo a que não faltou chamar a atenção para a torre que lá está, ao ladinho do farol, segundo eu, desfeando... Ele mora lá com a mulher e dois filhos, e eu não tinha dado por isso. Nem tinha dado que o farol estava agora cuidado. O farol e os arredores. O que a gente não sabe da cidade em que vive! O "nosso farol" acarinhado pelo Fernando. Não digo mais que sei pouco, mas aconselho a irem visitar a pequena mas elucidativa exposição e algum espólio e subir aquela escadinha em caracol e a outra quase vertical que dá acesso ao farol propriamente dito e de onde a paisagem quase nos sufoca de tão majestosamente bonita. Estivesse um dia sem neblina e seria ainda mais lindo, c

eremitas eremitérios alucinações

eremitérios (sempre sonhei fosse no que fosse ser um precursor): nestes dias estão a aconselhar a não sair de casa e fechar portas e janelas. (de muito cedo intuí a hostilidade).

eremitas eremitérios alucinações

eremitas o que me fez desconfiar do meu interlocutor e me levou a cessar o diálogo, foi   ter sido eu invariavelmente a ter razão em inócuas e medíocres discussões que mantivemos sete dezenas e meia de anos: ou não era sincero ou era submisso ou ambas as coisas.

FEIRA DE AUTORES DE LAGOS

Imagem
.... No 1º piso do Parque de Estacionamento da Praça de Armas. A Feira do Livro de Lagos vai prolongar-se até ao dia 31 de Agosto. Nesse âmbito Vieira Calado vai apresentar o seu 24º livro de poemas - " As Noites e os Dias " -, hoje dia 20, pelas 22 horas.

eremitas eremitérios alucinações

alucinações método de recolha lacrimal para normais pensionistas idosos: colocar em cada um dos olhos (para se irem desenrolando ao peso de cada lágrima) preservativos como se fossem monóculos. (quando cheio dar um nó e colocar outros).

eremitas eremitérios alucinações

alucinações a inquietação do gás aberto fazia-me ir e voltar constantemente: de cada vez que ia aparecia deus querendo revelar-se e de cada vez que voltava já ele não estava. sentei-me em cima do fogão e finalmente sosseguei. (e me revelei).

Os Descobridores e a face de Henrrique o Navegador

Imagem
   N uno Gonçalves compôs em  "Painéis de S. Vicente de Fora" o  auto retrato da sociedade Portuguesa do séc. XV, percorrendo o clero, povo e nobreza; ao que se julga usando os rostos e as figuras dos actores do dia-a-dia.    E m baixo na foto dos painéis dos navegadores e o dos cavaleiros que, estiveram justapostos em alguma altura da sua possível exibição inicial, há indícios que certificam, os do primeiro retábulo como homens do mar, provavelmente "descobridores" ou os "escravizadores de homens" (vid. "Companhia de Lagos" ); no segundo, os cavaleiros, está o que se pensa ser o rosto do Infante Dom Henrique, o homem ajoelhado à direita (fonte: Painéis ).    O s semblantes que vivem no  Políptico de São Vicente  são os que viveram em  1445 , ano aproximado da conclusão da obra: é curioso constatar que estes rostos do séc. XV ainda moram na fisionomia dos nossos contemporâneos.... Gentileza Painéis      E m baixo a foto dos

ANIVERSÁRIO

Imagem
Passa hoje, mais um aniversário das Comemorações Henriquinas.  Como se sabe, este acontecimento esteve na base das grandes transformações  que a cidade sofreu, principalmente na zona ribeirinha.  . Folheto gentilmente cedido por Jorge Velhinho

AVENIDA DOS DESCOBRIMENTOS

Imagem
Em Agosto de 1960, tiveram lugar em Lagos (e em Sagres)  as comemorações dos 500 anos do Infante D. Henrique.  Eis uma fotografia da Avenida dos Descobrimentos,  em fase de acabamento,  poucos dias antes da sua inauguração e integrada nas comemorações. . Do álbum pessoal de Jorge Velhinho

eremitas eremitérios alucinações

eremita chegado exclusivamente por qualidades naturais e indómita vontade ao cume da descrença, viu-se imediatamente o eremita, interpelado pela equipa do controle antidoping .