Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2010

fui aos cometas... na Praia da Luz

Imagem
No velho posto da Guarda Fiscal, que este mês recebe uma pequena Feira do Livro, emoldurado pela magnífica paisagem da praia da Luz ao entardecer, e as pessoas passeando, indolentes, pela calçada marginal, o Vieira apresentou-nos o seu último livro "Breve Historia dos Cometas". A prelecção e as dedicatórias nos exemplares da obra.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Imagem

nas ondas da meia praia

Rossio da Trindade

Imagem
Rossio da Trindade em época incerta. E quem serão aqueles vestidos de branco, alinhados à direita, marinheiros?

MEADOS DOS ANOS 50

Imagem
clique para aumentar . ALUNOS DA ESCOLA INDUSTRIAL DE LAGOS Quem reconhece estes antigos alunos da Escola? E os professores ou funcionários? Eu, embora não fosse aluno dessa Escola, reconheço muitos. . Agradece-se o seu valioso contributo.

Golfe engole caminho

Imagem
Desapareceu o acesso automóvel ao Rio de Alvor através da Meia Praia, engolido pelo campo de golfe Palmares. Lembram-se daquele caminho asfaltado, ao lado esquerdo da linha-férrea e que depois de a cruzar passava a terra batida, mas que permitia alcançar o Rio de Alvor a partir da Meia-Praia? Pois, já não existe. Agora só se acede ao Rio de Alvor passando pelo Odiáxere. E permanecerá algum acesso pedonal sem que seja o da linha de água? No mínimo respeitava-se um direito centenário, o da ligação que sempre existiu entre aquela margem da laguna e a cidade de Lagos. «A ligação entre Lagos e Alvor era feita por um caminho, fronteira frágil entre o campo e o areal, tal como é assinalado num mapa de 1791, embora se lhe encontre referência muito antes, pois em 1451 D. Afonso V fez doação a Álvaro de Athaíde, entre outras benesses, da barca da passagem. Doação repetida, em 1676 por uma princesa D. Mariana, ao Duque de Cadaval (in Monografia de Alvor). Assim, se dá nota da importância do tráfe