RECEITA DE NATAL


MILHOS
Dos milhos, convém dizer que é importante uma boa semente, que dê bagos grados e consistentes.
Da cinza para os “aferventar”, convém uma escolha meticulosa de galhos secos de figueira.
Fazia, a minha avó, um fogo só com eles.
Depois da cinza fria, peneirava-a para a limpar de bocados mal ardidos; ficava um pó muito fino, semelhante a farinha, não fosse a cor cinzenta.
A cinza vai na panela, com os milhos e água; e outro fogo por baixo…
4 a 5 horas “aferventam” os milhos, mexendo a panela.
Estão “aferventados” quando largam a casca vidrada e o olhinho preto.
Lavam-se muito. Muitas vezes. Até se “esfumar “o sabor da cinza. Até ficar só o bago amarelo, limpo, inchado que nem tremoço.
(A minha avó usava alguidar de barro, cesto de cana e água do poço…)
Estão prontos os milhos, para cozinhar; falta o “conduto”…
Então mata-se o porco, 2 semanas antes!
Desmancha-se o “bicho”, fazem-se os enchidos, salga-se a carne e o toucinho.

Tudo pronto para o almoço de Natal:
Bucho, morcela, farinheira, chouriça, pé, orelha e carne de porco.
Aqui já cheira, na panela, cozendo a fogo de lenha!
Juntem os milhos, então, e deixem apurar – como se fosse feijão!





(foto do Quíron)
Posted by Picasa

Comentários

Fátima Santos disse…
se me lambi da letra corrida, acertada, limpa; de tal que me fez sentir nos olhos o pó de cinza e na boca o seu amargo! Se me lambi da escrita, que tal faria com os milhos...da tua avó! Quiçá nos queiras aferventar uns tantos um dia destes! a gente te agradece, qu8e dizem por aí, moces?!
mas que sejam milhos desses que embicham, miga~, que daqueles trans...a gente vomita-os...digo por mim, é evidente!
Mena G disse…
Já os tenho prontos para a panela!
Passem por cá no dia de Natal!
éf disse…
tá de lamber os beiços.

;)

(eu posso ficar com uma morcela)
Sissi disse…
Bonito post.
Só é pena que algumas pessoas não gostem do que é tradicional e prefiram o feijão só porque é mais fácil.

:)
Unknown disse…
É pá!... Vocês são uma cambada d'amigos, divirtam-se!...
Mena G disse…
Somos amigos, sim.
E, alguns de nós, do melhor que há!
E embora seja uma frase estafada, um Bom Natal para si também, Luigi!
A Sonhadora disse…
Ó més moçês...até já tenho água na boca!!!
lembro-me muito bem da minha avó fazer esses milhos....
e da matança do porco?....lembro-me muito bem!!!
...e das papas moiras???, quem sabe a receita? gostava de a ter...
Um abraço
Mena G disse…
Este ano, já as comi...
São feitas com a água da cozedura das morcelas!
( A receita é simples, mas é mesmo um pitéu só saboreado na "morte de porco"...)

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo