NATAL


O Menino em Portugal



Menino Jesus…

coitado…

destronado

pelo Pai Natal!…



.


Quem é o Pai Natal

O Pai Natal foi um imigrante finlandês que imigrou para a América, a seguir à última Grande Guerra, e fez fortuna a vender coca-cola.
Depois do negócio prosperar na América, alastrou-o a outros continentes, nomeadamente à Europa.
Instalou-se por todo lado, excepto para além da Cortina de Ferro e, pasme-se, em Portugal!...
É que o ditador cá do sítio, temia ver enfraquecida e destronada a enorme produção do nosso bom vinho que, na altura (juntamente com o pão, eram os dois baluartes da gastronomia portuguesa) e, dizia-se, dava de comer a um milhão de portugueses!

A imagem é da laura

Comentários

Anónimo disse…
O Pai Natal ( também chamado St Nicholas, St Nick ou Santa Claus), assim reza a história, visita todas as casas na noite de Natal descendo pela chaminé para deixar presentes na arvore, peúgas ou sapatos de todas as crianças bem comportadas. Embora esta imagem que nos é familiar do Pai Natal tenha sido introduzida nos Estados Unidos a partir da Holanda no século XVII, e em Inglaterra a partir da Alemanha no meio do século XIX, as suas raízes remontam ao antigo folclore Europeu e influenciaram as celebrações do Natal no mundo inteiro.
St Nicholas foi um bispo da Ásia Menor do século IV referenciado precocemente quanto às lendas de Natal por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e oferecer generosas prendas aos mais pobres. Embora muitas das “histórias” de Nicholas sejam de autenticidade duvidosa ( como entregar um saco de ouro deixando-o cair pela chaminé ) o que é certo é que a lenda correu a Europa dando-lhe um papel de tradicional “ dador“ de prendas.

Independentemente da opinião que perfilha, o importante é que tenha um Feliz Natal e um Ano Novo
cheio de Paz, Amor, Saúde e muita alegria.
vieira calado disse…
Tudo isso pode ser certo.
Na verdade eu conheço bem toda essa história.
Mas aquela que conto... também é verdadeira.
O Pai Natal subalternizou o Menino Jesus, por efeitos da publicidade
em favor da coca-cola.

Mensagens populares deste blogue

Deodato Santos - Artista? Figurinista? Escultor?

Chamou-lhe um Figo